Cuidados

Câncer e problemas de pele: somente o cuidado diário pode livrar você disso!

O câncer de pele está em primeiro lugar entre os tipos de câncer que mais atingem a população Brasileira.

Um dado que poderia ser transformado se a população se atentasse na importância dos cuidados básicos preventivos que devem estar presentes em todas as estações do ano.

Muito se comenta sobre o uso do protetor solar para evitar queimaduras e vermelhidão na pele, mas a importância do seu uso vai muito além disso.

Além de problemas superficiais, a falta de cuidado com a pele pode resultar em doenças a longo prazo, como o câncer de pele.

E se engana quem pensa que o câncer de pele é inofensivo ou que ao utilizar o protetor solar apenas no verão para livrar-se de problemas como a insolação solar estará livre de doenças e problemas como este a longo prazo.

Quer saber porque? Acompanhe a leitura de hoje.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.

E este cuidado deve ser incluso na rotina independente da estação do ano ou região que você mora.

Isso porque em países tropicais como o Brasil, os índices de radiação UVA e UVB são altos em todas as épocas do ano (inclusive no inverno).

Por isso o uso diário do protetor solar e adereços que protegem a pele do sol é fundamental para evitar os danos e uma série de complicações resultantes da exposição a essas radiações.

Dentre os problemas causados pela falta de cuidado com a pele, podemos citar além do câncer de pele a longo prazo: a flacidez, o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e a ocorrência de queimaduras e lesões.

Sabendo dos prejuízos decorrentes da falta de cuidados, agora você deve estar se perguntando: “mas o que preciso fazer para estar prevenido e protegido desses problemas?”

Para se proteger é indispensável:

• Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  • Cubrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.
  • Evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão).
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre como corridas e caminhadas. E ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
  • Consultar-se com um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde e da saúde da sua pele, não deixe de colocar em prática.

Esteja livre do câncer de pele, do envelhecimento precoce e todas as outras consequências resultantes da exposição solar sem proteção.

Esperamos que tenha gostado das dicas!

Até a próxima semana 😉