Doenças e sintomas

Intolerância à lactose: detecte este problema!

Intolerância à lactose: detecte este problema!

A intolerância à lactose é uma condição que afeta metade da população, porém, muitos ainda não foram diagnosticados com esta alteração porque desconhecem seus sintomas.

Hoje iremos esclarecer como este problema pode ser reconhecido e detectado através dos sinais que apresenta. Vamos conferir?

Bom, a intolerância à lactose é resultado de um distúrbio digestivo onde há a incapacidade parcial ou completa do organismo em digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite e seus derivados.

Isso acontece quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente a enzima digestiva, chamada lactase, que é responsável por quebrar e decompor a lactose.

Como resultado, essa substância chega ao intestino grosso de forma inalterada, e ali se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovendo maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

Dessa forma, além de manifestar-se através destes problemas intestinais, a intolerância também pode ser percebida através de:

– Vômitos;

– Falta de energia e cansaço excessivo;

– Irritabilidade;   

– Dor de cabeça frequente que surge após as refeições;

– Manchas vermelhas na pele que podem coçar;

– Dor constante nos músculos ou articulações;

Ao perceber estes sintomas no seu cotidiano é importante experimentar o teste de exclusão alimentar durante 7 dias para ver se os sintomas desaparecem, ou seja, é necessário excluir da sua rotina todos os alimentos que contenham leite em sua composição.

A exclusão auxiliará na percepção do problema e servirá para verificar se estes sinais e sintomas se manifestam através do consumo do leite e se sessam com a sua exclusão.

É importante lembrar que o teste de exclusão não serve para diagnosticar a intolerância à lactose, já que a intolerância
pode ser facilmente confundida com a alergia ao leite, por exemplo.

Dessa forma, se ao excluir alimentos que contenham leite da sua rotina você notar que estes sinais desaparecem, é necessário procurar por um médico especialista e realizar seu Teste de Tolerância à Lactose em laboratório, bem como os demais exames indicados para a conclusão de um diagnóstico oficial deste problema.

Gostou do conteúdo de hoje? Compartilha com um amigo que também vai gostar de saber disso!

Até a próxima semana! 😉