Alimentação

A importância do jejum adequado

A importância do jejum adequado

Quando se trata de “realizar exames” automaticamente já pensamos no jejum. Mas, vale lembrar que nem todos os exames necessitam jejuar para realizar a coleta. Desde já, ressaltamos a importância de realizar os exames conforme a orientação do Laboratório para que não ocorra alterações nos resultados.

Na maioria dos exames que necessitam de jejum, recomenda-se de 08 à 12 horas. Além disso, incluem-se algumas restrições como:

  • A ingestão de água pode ser feita normal, sem excesso.
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica 72 horas antes da coleta.
  • A atividade física pode ser feita após a coleta, pois o corpo precisa estar leve e sem cansaço.
  • O uso de medicamentos contínuos é feito normalmente e administrados corretamente.

Os exames devem ser realizados conforme orientação médica, principalmente nos exames de monitoramento, mesmo que nem sempre as orientações do Laboratório correspondem ao do médico. Com isso, seguindo as orientações corretamente, ajuda no diagnóstico e evita possíveis alterações no resultado. Pois, se você seguir as recomendações fornecidas pelos profissionais capacitados, reduz o número de interferências externas e aumenta a qualidade de vida das pessoas. Então, permite um resultado eficaz para os tratamentos, gerando maior conforto para acompanhamentos

Lembre-se também: o jejum nunca deve ultrapassar até 13 horas, pois, após um período de jejum, o corpo libera substâncias que podem causar alterações nos resultados. Portanto, informe ao laboratório sobre o seu tempo de jejum e siga corretamente as orientações do seu médico. Além disso, é importante realizar uma alimentação leve e tranquila, para que o corpo não sofra mal-estar e complicações antes da coleta.

O seu corpo merece um cuidado especial!