Cuidados Exames

Exposição ao zinco: por que realizar exames ocupacionais?

Exposição ao zinco: por que realizar exames ocupacionais?

A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem estar dos colaboradores dentro de uma empresa, bem como a sua produtividade e a qualidade da produção. Além disso, a saúde do trabalhador está fortemente relacionada com a qualidade de vida desses indivíduos dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Levando em consideração os possíveis riscos ocasionados no ambiente de trabalho, exames laboratoriais são necessários na prevenção, detecção e controle de doenças ocupacionais.

Alguns exemplos de indústrias que devem realizar exames ocupacionais periodicamente são: aeronáutica, alumínio, automobilística, construção e engenharia elétricas, eletrônicas, embalagens, farmacêuticas, fundições, galvanoplastias, gráfica, lâmpadas, madeireiras, metalurgia, mecânicas, mineração, naval, papel, petroquímicas, químicas, refinado de petróleo, tintas, vernizes e outras.

Zinco

O zinco é essencial ao corpo humano, sendo encontrado em mais de cem enzimas e tendo grande importância nos processos de crescimento, desenvolvimento, imunitário e funcionamento do sistema nervoso central. 

A deficiência severa de zinco ocorre com maior frequência em doenças como a cirrose alcoólica e a acrodermatite enteropática. 

Na indústria, o zinco é muito utilizado na galvanização de aço e outros metais. O metal puro é utilizado na indústria automotiva, de equipamentos eletrônicos, ferramentas, maquinarias e brinquedos. 

A principal manifestação da toxicidade ocupacional pelo zinco é a febre do fumo após a exposição aos gases do óxido de zinco. A quantificação desse elemento é realizada no soro e na urina. Deve-se ter cuidado especial quanto à possibilidade de contaminação.

Você é frequentemente exposto ao zinco durante o seu trabalho? Então não deixe de realizar os exames ocupacionais e conferir como anda a sua saúde!