Exames

Teste da bochechinha: coleta de sangue ou swab bucal?

Teste da bochechinha: coleta de sangue ou swab bucal?

A coleta de sangue para realizar exames é tão comum que nem paramos para pensar que, em certos casos, existem outras opções. Quando falamos de exames para bebês, esses métodos alternativos, como o swab bucal, são pontos a se considerar.

O swab bucal

É um cotonete estéril desenvolvido especialmente para coletar células da mucosa bucal.

Com ele, são coletadas células que se desprendem facilmente da bochecha. Essas células contêm DNA em seus núcleos, que pode ser extraído e utilizado para realizar testes genéticos. 

O procedimento é muito simples, rápido e indolor, o que não proporciona desconforto ao bebê.

A coleta de sangue

A coleta de sangue é a mais indicada para vários exames bioquímicos, como o Teste do Pezinho, que testam a concentração de algumas substâncias no sangue, como açúcares, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Esse tipo de amostra também pode ser utilizada para exames genéticos, porém apresenta algumas desvantagens em relação ao swab bucal: deve ser feita sempre por um profissional capacitado e em local apropriado, como hospitais e laboratórios, consome materiais hospitalares como agulhas, seringas, tubos, algodão e curativos, além de poder causar incômodo e dor, principalmente em recém-nascidos.