Exames

Exame de fezes: o que avalia?

Exame de fezes: o que avalia?

O exame de fezes é um dos mais solicitados na detecção de problemas no sistema digestivo, sendo muito utilizado para diagnosticar possíveis infecções, verminoses e doenças no estômago, intestino e reto.

A identificação de substâncias ou parasitas indesejados torna-se possível através de uma minuciosa análise laboratorial.

Para que serve o exame de fezes?

Existem alguns tipos deste exame e, dependendo do caso do paciente, podem ser solicitados para verificar a presença de sangue, gordura, bactérias ou vermes nas fezes. Nenhuma destas substâncias deveria ser encontrada no exame, por isso, quando notadas, indicam alguma doença ou alteração na saúde.

O exame de gordura nas fezes, por exemplo, analisa se existe má absorção ou falha na digestão, que podem ser sintomas de doenças no estômago ou no intestino. Já a presença de sangue pode indicar problemas na região retal, como hemorroidas, fissura anal ou mesmo câncer colorretal.

Quando e quem deve fazer o exame?

Cada tipo de exame deve ser solicitado pelo médico em situações específicas, de acordo com a suspeita que se faz levando em conta os sintomas e sinais apresentados.

Como se preparar?

As indicações dependem do tipo de exame realizado, mas a principal delas, a qual serve para todos os exames é a não utilização de laxantes para evacuar. O recomendado é esperar ter vontade de ir ao banheiro para coletar a amostra.

Alguns medicamentos podem interferir no resultado do seu exame e, por isso, é importante avisar ao seu médico da sua utilização.