Exames

Painel de farmacogenômica: avaliação do perfil genético-metabólico de medicamentos

Painel de farmacogenômica: avaliação do perfil genético-metabólico de medicamentos

O que é a farmacogenômica

A farmacogenômica é o ramo da farmacologia, com base na genômica, responsável pelo estudo da interação gene-medicamento. 

O entendimento da interação entre o material genético e o metabolismo visa oferecer o tratamento mais adequado, utilizando medicamentos mais eficazes e a dose adequada para o paciente, baseado em seu perfil genético.

Para que serve? 

Este painel tem como objetivo traçar um tratamento personalizado, preciso, eficiente e com redução de efeitos adversos. 

O teste faz uma avaliação individual do perfil genético-metabólico de medicamentos associados a diversas condições clínicas como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, convulsões, epilepsia, transtorno de hiperatividade, ansiedade e outras doenças neurológicas.

Indicação 

O painel é indicado para os indivíduos que irão iniciar um tratamento farmacológico, ou aqueles que já estão em tratamento, porém sem eficácia. 

Os princípios ativos contemplados nesse painel são para as especialidades de psiquiatria, síndromes de dor crônica, distúrbios de coagulação, entre outras. 

Metodologia 

O painel é realizado a partir de PCR em tempo real, com investigação adicional de variantes por NGS nos genes: ANKK1, APOE, COMT, CYP1A2, CYP2B6, CYP2C19, CYP2C9, CYP2D6, CYP3A4, CYP3A5, Factor II Factor V Leiden, MTHFR, OPRM1, SLCO1B1 e VKORC1.