Doenças e sintomas

O que causa a infertilidade masculina?

O que causa a infertilidade masculina?

A infertilidade é a incapacidade de um casal engravidar no período de um ano, mesmo mantendo relações sexuais regulares e sem o uso de contraceptivos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 186 milhões de indivíduos são inférteis em todo o mundo. Dos casos, 35% da infertilidade vem dos homens. 

Há várias causas de infertilidade ligadas ao fator masculino, dentre elas:

Microdeleções no cromossomo Y

O cromossomo Y é responsável pela determinação do sexo masculino e, se ele for afetado, algumas disfunções podem ocorrer, como baixa produção de espermatozoides no sêmen e até a ausência total dos espermatozóides, o que causa a infertilidade masculina. Mutações no braço do cromossomo Y podem ocasionar falha no desenvolvimento testicular, o que também causa a infertilidade masculina. 

Estima-se que 5 a 10% dos casos de infertilidade masculina são ocasionados pelas microdeleções no cromossomo Y.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) 

As ISTs são causadas por microorganismos agressores, como as bactérias, vírus, fungos e protozoários e são transmitidas por contato sexual com indivíduo infectada sem uso de preservativo. Essas doenças podem se manifestar através de bolhas, verrugas, feridas e corrimentos, podendo também ser assintomáticas.

Quando não tratadas, essas infecções causam problemas permanentes no trato reprodutor masculino, a exemplo da infertilidade.

Cariótipo

A genética é um dos principais fatores que afetam a fertilidade masculina e a realização de exames para identificar as alterações cromossômicas que causam a dificuldade em engravidar são indispensáveis.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva causada por mutações genéticas. A doença é caracterizada por secreções no muco com viscosidade anormal, devido à mutação que faz com que o corpo produza muco sessenta vezes mais espesso que o comum. Em 90% dos casos de fibrose, a infertilidade está presente, devido a ausência de espermatozoides no sêmen.

Para todas as doenças citadas há exames laboratoriais responsáveis por sua identificação, que devem ser realizados por:

  • Homens que planejam ter filhos;
  • Gravidez com primeiro caso de aborto espontâneo;
  • Casais que lidam com abortos de repetição.

Entre em contato com o Laboratório Santa Clara para esclarecer suas dúvidas e agendar os seus exames!