Doenças e sintomas

Conheça as doenças que afetam a fertilidade feminina

Conheça as doenças que afetam a fertilidade feminina

A fertilidade é a capacidade de se reproduzir a partir de relações sexuais, de maneira natural. Já a infertilidade é a incapacidade de um casal engravidar, mesmo mantendo relações sexuais periódicas sem o uso de contraceptivos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 180 milhões de pessoas são inférteis no mundo, tanto homens como mulheres. No Brasil, o estimado é que 8 milhões de pessoas estejam nessa situação.

Nas mulheres, a infertilidade está relacionada com algumas doenças, sendo elas:

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos e a sua transmissão se dá pela via sexual com indivíduos infectados, sem uso de preservativo.

A doença pode se manifestar através de bolhas, verrugas, feridas e corrimentos, também podendo não apresentar sintomas. 

Quando não tratada, uma IST pode gerar danos irreversíveis ao trato reprodutor feminino e masculino, ocasionando a infertilidade.

Endometriose Crônica (EC)

A Endometriose Crônica é uma inflamação persistente na parede do útero (endométrio) que pode causar o abortamento ou a falha da implantação do embrião no útero.

Ela é causada por bactérias e precisa ser identificada por exames laboratoriais para ser controlada.

Trombofilia

A Trombofilia é uma condição genética causada pela propensão de desenvolver trombose, devido a problemas na coagulação sanguínea. A hipercoagulação está diretamente relacionada a abortos de repetição.

Fibrose cística 

A Fibrose Cística é uma doença autossômica recessiva na qual o trato reprodutor feminino é afetado, causando uma redução da fertilidade. Na doença, há uma secreção no muco com viscosidade anormal, sendo mais espesso que o esperado. Isso prejudica a penetração do espermatozóide no óvulo, não sendo possível a fecundação.

Todas as doenças citadas podem e devem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. 

Por isso, se você está pensando em engravidar, converse com seu médico e venha ao Laboratório Santa Clara verificar a sua fertilidade.

Tenha uma gestação saudável e sem complicações!