Doenças e sintomas

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio muito comum, caracterizado pela presença de cistos nos ovários, que são formados por alterações hormonais. Esses cistos podem causar problemas simples, como irregularidade do ciclo menstrual ou até infertilidade.

Os ovários são órgãos localizados um de cada lado do útero e produzem os hormônios sexuais femininos. Eles “acolhem” os óvulos da mulher.

Causas 

Ainda não se conhece a causa específica da síndrome, mas estima-se que metade das mulheres que possuem a doença têm problemas hormonais, como excesso de produção de insulina e testosterona. Acredita-se também que a doença está relacionada a fatores genéticos.

É mais comum ocorrer em mulheres de 30 a 40 anos.

Sintomas 

  • Alterações no ciclo menstrual, podendo haver ausência de sangramento, poucas menstruações durante o ano ou menstruação em abundância;
  • Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;
  • Aumento de peso, com tendência à obesidade;
  • Aparecimento de acne, por conta do aumento da oleosidade;
  • Infertilidade.

Diagnóstico 

Para diagnosticar a SOP são necessários: exames clínicos, ultrassom ginecológico e exames laboratoriais.

Através do ultrassom, os folículos presentes nos ovários podem ser percebidos. É indicado que ele seja realizado entre o terceiro e o quinto dia da menstruação.

Os exames laboratoriais auxiliam na checagem dos níveis hormonais, como estrogênio, FSH, LH, testosterona, tireoide e prolactina.

Tratamento

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença crônica e, por esse motivo, o tratamento tem como objetivo a melhora dos sintomas.

A melhor maneira de tratar a SOP é com uma alimentação adequada com acompanhamento de um nutricionista, pois os hábitos alimentares saudáveis são responsáveis por diminuírem os sintomas.

Prevenção

Para prevenir a doença, recomenda-se que uma dieta balanceada e leve seja seguida, acompanhada de atividade física regularmente. O acompanhamento ginecológico anual também faz parte da prevenção da SOP.