Exames

Exame antiMulleriano: investigação da fertilidade feminina

Exame antiMulleriano: investigação da fertilidade feminina

Muitas mulheres ao decidirem engravidar optam por verificar quais as chances da sua gravidez ocorrer de forma natural. Para isso, realiza-se o exame antiMulleriano, que é responsável por estimar a quantidade de óvulos que uma mulher ainda possui.

A fertilidade feminina está diretamente relacionada aos seus óvulos, já que estes serão fecundados pelos espermatozóides e originarão um embrião.

O que poucas pessoas sabem é que as mulheres já nascem com uma quantidade contada de óvulos e, após a primeira menstruação, eles são liberados todos os meses na ovulação, até que a mulher chegue à menopausa, quando os óvulos já estão em uma quantidade muito baixa.

Por isso, para mulheres acima de 35 anos que pretendem engravidar, é indispensável que as chances de sucesso sejam avaliadas, e o exame antiMulleriano é indicado nesses casos.

Confira em quais outros momentos o exame é indicado:

  • Mulheres que buscam avaliação da sua fertilidade;
  • Possuem histórico na família de menopausa precoce;
  • Precisam avaliar a estimulação ovariana para o tratamento de reprodução assistida e
  • Que consideram o congelamento de óvulos.

O exame é realizado a partir da análise de uma amostra de sangue e identifica os níveis do hormônio antiMulleriano. Se a taxa do hormônio for baixa, as chances de gravidez também serão.

Mas não se preocupe, pois este exame avalia somente a quantidade dos óvulos, mas não a qualidade. É possível que você tenha poucos óvulos e sua fertilidade não seja afetada. Mas para isso, é indispensável que você realize uma consulta com um médico especialista.

Se você deseja avaliar a sua fertilidade, entre em contato conosco e agende seu exame!

Não é necessário realizar jejum e ele pode ser feito em qualquer momento do seu ciclo menstrual.