Cuidados

Câncer de Próstata: conheça os fatores de risco da doença.

Câncer de Próstata: conheça os fatores de risco da doença.

Neste mês de conscientização sobre a saúde do homem, chamamos atenção para as condições que favorecem o desenvolvimento do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais incidentes em toda a população masculina.

Além de não ser possível evitar 100% o seu aparecimento, há circunstâncias que podem colaborar ainda mais para o surgimento da doença, deixando os homens muito mais vulneráveis ao câncer de próstata, o que demanda um cuidado preventivo redobrado e mais atencioso nestes casos.

É fato que todo homem precisa se cuidar de forma preventiva para que seja possível diagnosticar quaisquer alterações de modo precoce, visando obter um tratamento muito mais eficaz, mas para os homens que possuem fatores de risco esse cuidado precisa acontecer com ainda mais atenção.

Então se você quer saber se tem alguma predisposição ao câncer de próstata continue nos acompanhando!

São fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata:

A idade: a incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Esse é um dos motivos pelo qual campanhas como Novembro Azul discutem sobre a importância dos exames preventivos para indivíduos nessa idade. 

Histórico familiar: ter um parente homem de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade de desenvolver a doença. E esse risco é ainda maior quando o parente afetado é um irmão e quando há vários casos na família.

Para os que estão abaixo dos 50 anos, a recomendação é buscar tratamento a partir dos 45 anos caso já exista algum caso da doença na família.

Etnia: a etnia também foi um fator observado, o câncer de próstata é mais comum entre os homens de ascendência africana, afetando com menos frequência homens de ascendência asiática e latina. 

Hábitos de vida: estudos mostram que o consumo excessivo de álcool e cigarro pode aumentar as chances da doença, assim como a alimentação inadequada, obesidade e o sedentarismo.

Além disso, é importante ressaltar que hábitos como esses não proporcionam resultados positivos para a saúde no geral, aumentando as chances de desenvolvimento não só do câncer de próstata como de diversas outras doenças.  

Agora que você já conhece os fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Próstata, é hora de iniciar seu plano de prevenção contra esta doença.

É importante inserir na sua rotina de cuidados uma visita a um médico especialista pelo menos uma vez ao ano para realizar seus exames preventivos. Apenas através dos seus exames de check-up será possível ter um parâmetro geral da sua saúde e identificar qualquer alteração a tempo de realizar uma melhor e mais eficiente intervenção.

Se acaso houver casos da doença na sua família, a periodicidade da realização dos exames poderá ser alterada, por isso é sempre importante conversar e tirar eventuais dúvidas com um médico de sua confiança, para que seja definido um melhor plano de prevenção de acordo com o que demanda o seu quadro clínico.

Se precisar de uma mãozinha para cuidar da sua saúde, entre em contato conosco. Será um prazer esclarecer todas as suas dúvidas e contribuir para o seu bem estar.

Até a próxima semana!