Cuidados

Exercite o corpo e a mente!

Exercite o corpo e a mente!

Com a correria diária, é comum sentir-se indisposta, exausta e com dificuldade de raciocínio e memória que afetam o corpo e a mente. Mesmo que isso tenha se tornado rotina, o conforto da sua casa nem sempre trata o conforto que você deseja.

Estimular o cérebro para que estas situações não façam parte do seu cotidiano, é fundamental, assim como foram desenvolvidos exercícios que ajudam no combate contra estes indícios. Afinal, exercitar o corpo é garantir benefícios para o seu físico e mental.

Pesquisadores apontam que qualquer tipo de exercício que eleve a frequência cardíaca e que nos faça exercitar-se por um longo período, promovem um impacto significativo e benéfico para o corpo e a mente.

Os Exercícios Físicos, trazem uma série de benefícios para o cérebro, como:

  • Aumenta a produção de neurotransmissores que promovem a reparação celular do cérebro;
  • Melhora a memória e a concentração;
  • Estimula a capacidade de tomada de decisão;
  • Promove o crescimento de novas células nervosas e vasos sanguíneos;
  • Melhora a capacidade na realização de várias tarefas e planejamento;
  • O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue fornece oxigénio e glicose, que o cérebro precisa para a execução de tarefas como a atenção e concentração mental;
  • Estudos mostram que regime de exercícios aeróbicos podem aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem;
  • A atividade física intensa aumenta ainda a produção e a liberação de neurotransmissores, especificamente dois neurotransmissores comuns – glutamato. Essas hormonas são produzidas pelos neurônios e atuam nas sinapses, a comunicação entre essas células;
  • Indiretamente, o exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.

É importante saber que todos esses benefícios são possíveis, só depende da forma de como o exercício é realizado. As atividades físicas geram alterações em todo nosso organismo. No cérebro, ele gera mudanças tanto na parte estrutural como no funcional.

Além dos benefícios do exercício físico citados acima, ocorre também o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e, consequentemente, aumenta o consumo de oxigênio. Com isso, ocorre uma sinalização de crescimento, aumentando a disponibilidade e a função dos neurotransmissores especialmente a dopamina, o glutamato, a noradrenalina e a serotonina.

Gostou das dicas? Acompanhe também nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/staclaralab