Sem categoria

Intolerância à Lactose: conheça nossos testes

Intolerância à Lactose: conheça nossos testes

A Intolerância a lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros laticínios.

Os sintomas da intolerância à lactose concentram-se no sistema digestivo e melhoram com a interrupção do consumo dos laticínios. Eles costumam surgir minutos ou horas após a ingestão de leite e derivados. Os principais sintomas são dor no estômago, gases, estofamento e outros desconfortos gastrointestinais. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser leves.

O diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com o teste de Intolerância à Lactose oral ou genético. Aqui no Lab Santa Clara, é possível realizar os dois e, para entender melhor o procedimento de cada um, separamos a diferença de ambos. Confira abaixo:

Teste de Intolerância a Lactose oral (curva de lactose)
O paciente recebe uma dose do líquido de lactose em jejum e, depois de alguns minutos, coleta mais amostras de sangue para medir os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos pacientes o distúrbio. É necessário que o paciente aguarde no Laboratório por 1 hora até o término das dosagens da coleta.

Teste de Intolerância genético
O paciente realiza o procedimento através de uma coleta de sangue ou de um raspado de mucosa bucal (saliva). A vantagem para este tipo de exame é o conforto e a praticidade desta coleta, não é necessário aguardar em repouso no Lab. É indicado principalmente para crianças. Não requer nenhum preparo, ingestão de líquido ou jejum (por isso também pode ser aplicado em pacientes diabéticos).

O tratamento varia, mas envolve limitar o consumo de laticínios e, eventualmente, tomar cápsulas com lactase (a enzima que decompõe a lactose). Medicamentos como os antibióticos enfraquecem o intestino, estes medicamentos só devem ser usados por recomendação do médico.

Não há como conter a queda na produção da lactase. No entanto, vale lembrar que o bom funcionamento dos órgãos digestivos afeta a digestão da lactose. Ou seja, a recomendação é investir em um cardápio com verduras, frutas e cereais integrais, que facilitam o trânsito intestinal. O corpo mais saudável está menos sujeito a gases e cólicas, mesmo com a presença de lactose não digerida.

Caso perceba os sintomas acima e suspeite que eles estejam relacionados à ingestão de lactose, consulte um médico e explique a situação.