Cuidados Doenças e sintomas

Glicose alterada em casos positivos de Covid-19

Glicose alterada em casos positivos de Covid-19

Sabemos que as pessoas com diabetes e com outras doenças crônicas estão no grupo de risco para lidar com a Covid-19. Desta forma, muitos precisam de internação hospitalar para maiores cuidados. O que nem todos sabem é que as alterações da glicose, em casos de pacientes positivos, também pode ocasionar a saúde de quem não tem contato com o diabetes.

Quando diagnosticado como “positivo” para Covid-19, o paciente pode sofrer possíveis complicações durante a hospitalização e após contrair a doença, devido as alterações da glicose. Atualmente, com a demanda de casos positivos, os riscos são maiores para as pessoas da terceira idade. Especialmente em diabéticos, cardiovasculares e os que apresentam doenças respiratórias.

As pessoas estão ainda mais tensas devido ao impacto da pandemia. Além das doenças crônicas, bem como o aumento da ansiedade e angústia. Com isso, acabam se isolando e, consequentemente, ocasionam a saúde mental, especialmente quem já apresentou casos de depressão e ansiedade.

Pesquisadores chineses realizaram um estudo durante o ápice da pandemia em aproximadamente 605 pacientes que deram entrada no hospital, positivos para Covid-19 e sem diabetes. A comparação foi entre os pacientes que entraram com a glicose abaixo de 110 mg/dl e os que entraram com a glicose acima de 126 mg/dl, por 28 dias seguidos. Contudo, foi possível identificar o número de óbitos em dobro nos pacientes que apresentaram o maior valor em glicose. Ao mesmo tempo, avaliaram em quatro vezes maior os níveis de complicações hospitalares.  

Portanto, é importante estar atento aos níveis da glicose em casos da Covid-19. Como dito, não somente em pacientes diabéticos, mas em geral. Quando a glicose é alterada durante a hospitalização, mesmo que o paciente não seja diabético, o cuidados e a atenção deve ser redobrado, evitando maiores complicações e possíveis óbitos.

Acompanhe também nossa página no Instagram: instagram.com/staclaralab/